sábado, 21 de março de 2015

Coluna CULTURAL nº17 - 19 a 26/03


ÚLTIMA CHAMADA - Exposição Eli Heil

Já divulgamos aqui em nossa COLUNA CULTURAL, por duas vezes (nas colunas 7 e 10), a exposição que a excelente artista Eli Heil faz no MASC, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Como já frisado, a exposição é composta somente por pinturas e desenhos da artista nestes seus 52 anos de carreira. Não vamos aqui nos alongar em falar da artista, nem tampouco da obra (quem quiser, retorne às colunas citadas), mas vamos reforçar o convite, pois a exposição é simplesmente FANTÁSTICA, IMPERDÍVEL. Além de tudo é gratuita. Ficará até domingo, dia 22 de março, no MASC. Em destaque a tela: MAR, TERRA e CÉU.


Câmara duo



O barítono Fernando De Carli e o pianista Guilherme Amaral se reúnem no Câmara Duo e apresentam o recital "Barítono", onde interpretam árias de óperas e oratórios. No programa da noite, obras de Handel, Mozart, Rossini, Gounod, Verdi, Bizet, Giordano e Gershwin.

Onde: Teatro Álvaro de Carvalho - Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis.
Quando: 24/03/2015, às 19h30min.
Quanto: 10 R$ Inteira, 5 R$ Meia-Entrada


15 ANOS de Balé Bolshoi no Brasil

Não trata-se aqui de uma parceria que fizemos com o A Notícia, pelo contrário: nossa intenção nesta coluna é compartilhar com os leitores experiências e divulgar (sugerir) semanalmente acontecimentos da cena cultural regional. Sob esta ótica, optamos por indicar eventos gratuitos ou mais acessíveis aos(às) trabalhadores(as) e à população em geral. Acontece que o referido jornal preparou um conteúdo inédito em uma página especial para celebrar os quinze anos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville. Além do design dinâmico, o internauta poderá interagir com vídeos e artes – como um mapa no qual é possível ter informações sobre a origem dos alunos – e vai contar com o mesmo conforto na versão mobile. A página é responsiva e permite que o leitor acesse o conteúdo com a mesma qualidade do celular ou tablet.

Para curtir a experiência, CLIQUE AQUI.


Sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina

Registradas pelo fotógrafo Joi Cletison, as imagens apresentadas na mostra abordam o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina, construído pela Coroa Portuguesa durante o século XVIII. A mostra é composta  de fotografias e maquetes das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, réplicas de canhão e trajes militares e civis do século XVIII, além de sete painéis informativos com textos, mapas e imagens sobre o tema.

A exposição, de caráter itinerante, é uma realização do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura da UFSC e conta com o apoio do Museu Etnográfico Casa dos Açores, da Fundação Catarinense de Cultura.Visitação gratuita de 20 de março até 7 de junho no Museu Etnográfico Casa dos Açores, na Rodovia BR-101, km 189 – Balneário de São Miguel - Biguaçu - SC.


Sugestão de Leitura: ENTRE DOIS PALÁCIOS, de Nagib Mahfuz

Neste primeiro volume da aclamada trilogia do Cairo (os outros dois são: O Palácio do Desejo e O Jardim do Passado), o prêmio nobel de literatura de 1988 reproduz a evolução das ideias que marcaram profundamente a sociedade egípcia entre as duas grandes guerras. Ao narrar o cotidiano da família de um pequeno comerciante do Cairo, Ahmed Abd el-Gawwad, de sua mulher submissa e tímida, Amina, dos filhos Yasine, Fahmi e Kamal, e das filhas Khadiga e Aisha, o autor destaca a contradição de um homem severo e cumpridor dos rígidos deveres religiosos no ambiente doméstico, mas que se revela afável e sedutor fora de casa. Nagib Mafuz, uma das maiores referências da literatura universal, resgata, com seu texto romanceado e com um trabalho rico em nuanças, uma parte importante (50 anos) da história social do Egito moderno. Ora claramente realista, ora evocativamente ambígio, fundou uma arte narrativa árabe que vale para toda a humanidade.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentario.